Fisioterapia Deborah Dotto - Logo

O seu bem estar é a nossa prioridade.



TREINAMENTO FUNCIONAL

treinamentofuncional treinamentofuncional treinamentofuncional

A dor e disfunção do sistema muscular e esquelético podem ser causados por sobrecarga constante e indevida. O treinamento funcional, como um método de treinamento físico, busca integrar os movimentos com qualidade e funcionalidade. Este método não é uma novidade no mundo da saúde, a fisioterapia o utiliza na prevenção e reabilitação musculoesquelética.

O Treinamento Funcional tem como meta o desenvolvimento, a melhora, a restauração ou a manutenção: da estabilidade, flexibilidade, mobilidade, força, equilíbrio, resistência à fadiga, preparo cardiovascular e treino de habilidades específicas. É realizada uma avaliação funcional do indivíduo para poder aplicar um trabalho específico e alcançar os objetivos necessários e desejados. Alguns equipamentos podem ser utilizados para atingir o objetivo proposto, como: bola, faixa elástica, rolo, cama elástica clínica, disco de rotação, disco para propriocepção, cordas para sling training, entre outros.

O Core (estabilização da coluna vertebral), é um dos princípios do Treinamento Funcional. É fundamental que este princípio esteja presente durante a realização da técnica. A região do Core está localizado na região abdome-lombo-pélvica, exercícios de instabilidade são solicitados para que a musculatura abdominal seja fortalecida. O Core tem como função estabilizar a coluna e amenizar a pressão intradiscal.

No treinamento funcional as sobrecargas e forças são aplicadas de uma maneira controlada, progressiva e apropriada, com a finalidade de melhorar a função geral do indivíduo na vida diária.

Profissionais responsáveis:
Voltar