McKenzie – Diagnóstico e Terapia Mecânica
O Método McKenzie, também conhecido como Diagnóstico e Terapia Mecânica (MDT, do inglês Mechanical Diagnosis and Therapy), foi desenvolvido pelo fisioterapeuta da Nova Zelândia, Robin McKenzie. É um sistema baseado em uma sólida avaliação e diagnóstico preciso, com tratamento que enfatiza o reequilíbrio das articulações e com a abolição das dores da coluna vertebral, braços e pernas.
O método é focado no tratamento da dor de origem mecânica, ou seja, uma dor que é influenciada por movimentos repetitivos ou posições mantidas. O objetivo é encontrar uma posição ou um movimento em uma direção específica que elimina a dor e restaura o equilíbrio articular. Um programa de EXERCÍCIO ESPECÍFICO individualizado é prescrito pelo fisioterapeuta, o qual o paciente realiza por conta própria, em sua casa ou no trabalho. O paciente também aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que pioram a sua dor.
A palavra chave do Método Mckenzie é EDUCAÇÃO. A partir do momento que o paciente entende o seu problema e aprende a cuidar da sua coluna ou articulação que está sendo tratada, e entende que o exercício indicado deve ser feito regularmente até a sua completa recuperação o sucesso do tratamento é garantido.
O tratamento pode incluir técnicas de terapia manual, como mobilização e manipulação, mas o objetivo é sempre permitir que o paciente assuma o tratamento de seu problema. Pacientes que foram educados no auto tratamento são capazes de iniciar o tratamento ao primeiro sinal de recorrência, desta forma, os sintomas podem geralmente ser aliviados antes que se tornem mais graves.
Principais indicações: Dor localizada na coluna, dor irradiada da coluna para as pernas e braços, dor pontual nas articulações das pernas e braços, dor de cabeça ou cefaleia tensional, lesões no esporte, má postura.