Osteopatia
A Osteopatia é um método de terapia manual, criado pelo americano Dr. Andrew Still, no final do século XIX. Atualmente, é utilizado em grande escala nos países da Europa e dos Estados Unidos.
O tratamento baseia-se em mobilizações e manipulações específicas para cada alteração encontrada. O sistema muscular está intimamente ligado a todos os outros sistemas do nosso corpo (vértebras, vísceras e crânio), através do sistema nervoso. Uma anormalidade em qualquer estrutura do nosso corpo pode levar a uma disfunção, que pode se manifestar no próprio local assim como distante da estrutura lesada. Com a correção da desordem biomecânica, há melhora dos movimentos com consequente melhora dos sintomas.
Quando utilizada corretamente por um profissional devidamente qualificado e habilitado, a Osteopatia, além de não produzir efeito colateral, gera uma resposta terapêutica rápida e segura.
As patologias mais frequentes que chegam ao profissional Osteopata são referentes à coluna vertebral (hérnia, protusão discal e todos os tipos de dores na coluna), mas a atuação da técnica é muito mais ampla.
Indicações: dores nos membros inferiores e superiores, tendinites, entorses de repetição, alterações posturais, pubalgia, cefaléias, zumbidos, vertigens, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, ptose, constipação (prisão de ventre), cólicas menstruais, prostatites, cistites, rinites, entre outros.